A Jornada Por Maureen Murdock
Publicado na Enciclopédia da Psicologia e Religião
editado por David A. Leeming, 2016
Em 1949, Joseph Campbell apresentou um modelo da jornada
mitológica do herói em O Herói de Mil Faces, que desde então tem sido usado como
modelo para o desenvolvimento psico-espiritual do indivíduo. Este modelo, rico
em mitos sobre as dificuldades e recompensas de heróis masculinos como
Gilgamesh, Odysseus e Percival, começa com um Call to Adventure. O herói
atravessa o limiar em reinos desconhecidos, encontra guias sobrenaturais que o
ajudam em sua jornada e confronta adversários ou guardiões de limiar que tentam
bloquear seu progresso. O herói experimenta uma iniciação na barriga da baleia,
passa por uma série de ensaios que testam suas habilidades e resolvem antes de
encontrar a bênção que ele procura – diversamente simbolizado pelo Graal, a
Runa da Sabedoria ou o Velo de Ouro. Ele conhece um parceiro misterioso na
forma de uma deusa ou deuses,
A jornada do herói é uma busca pela alma e é crônica em
mitologias e contos de fadas em todo o mundo. Este motivo de missão não aborda,
no entanto, a jornada arquetípica da heroína. Para as mulheres contemporâneas,
isso envolve a cura do ferimento do feminino que existe profundamente dentro
dela e a cultura.
A VIAGEM DA HEROÍNA
Em 1990, Maureen Murdock escreveu The Heroine’s Journey:
Woman’s Quest for Wholeness como uma resposta ao modelo de Joseph Campbell.
Murdock, estudante do trabalho de Campbell, sentiu que
seu modelo não abordava a jornada psico-espiritual específica das mulheres
contemporâneas. Ela desenvolveu um modelo descrevendo a natureza cíclica da
experiência feminina.
A resposta de Campbell a seu modelo foi: “As mulheres não
precisam fazer a jornada. Em toda a tradição mitológica, a mulher está lá. Tudo
o que ela tem a fazer é perceber que ela é o lugar que as pessoas estão
tentando chegar “(Campbell, 1981). Isso pode ser verdadeiramente mitológico,
pois o herói ou heroína busca iluminação, mas psicologicamente, a jornada da
heroína contemporânea envolve diferentes estágios.
A viagem da heroína começa com uma separação inicial dos
valores femininos, buscando reconhecimento e sucesso em uma cultura patriarcal,
experimentando a morte espiritual e se voltando para recuperar o poder e o
espírito do feminino sagrado.
As etapas finais envolvem um reconhecimento da união e do
poder da natureza dual para o benefício de toda a humanidade (Murdock, 1990,
pp. 4-11).
Com base em mitos culturais, Murdock ilustra um modelo de
viagem alternativa ao da hegemonia patriarcal. Tornou-se um modelo para
romancistas e roteiristas, iluminando a literatura feminista do século XX.
A viagem da heroína baseia-se na experiência das filhas
dos pais que se idealizaram, se identificaram e se aliaram intimamente com seus
pais ou com a cultura masculina dominante. Isto vem ao custo de desvalorizar
suas mães pessoais e valores denigrantes da cultura feminina.
Isso ocorre tanto para homens como para mulheres, se não
em um nível pessoal, então certamente em nível coletivo.
Se o feminino é visto como negativo, impotente ou
manipulador, a criança pode rejeitar as qualidades que ela associa ao feminino,
incluindo qualidades positivas, como nutrição, intuição, expressividade
emocional, criatividade e espiritualidade.
A nível cultural, Deuses e deusas são muitas vezes vistos
como formas diversas de ser no mundo e a deusa antiga Athena simboliza o
segundo estágio da Jornada da heroína.
Esta deusa grega da civilização surgiu completamente
crescida da cabeça de seu pai, Zeus.
Sua mãe Metis tinha sido engolida por Zeus, privando
assim Athena de um relacionamento com sua mãe.
Este estágio envolve uma identificação com o masculino,
mas não a masculinidade pessoal interna. Pelo contrário, é o masculino
patriarcal externo cuja força motriz é poder.
Um indivíduo em uma sociedade patriarcal é levado a buscar
o controle sobre si mesmo e outros em um desejo desumano de perfeição.
A jovem pode ver os homens e o mundo masculino como
adulto e se identifica com sua voz masculina interior, seja essa a voz de seu
pai, o deus o pai, o estabelecimento profissional ou a igreja.
Infelizmente, a consciência masculina muitas vezes tenta
ajudar o feminino a falar; Salta, interrompe e assume o controle, não esperando
que seu corpo conheça sua verdade.
A próxima etapa, como a jornada do herói, é a Estrada dos
ensaios, onde o foco está nas tarefas necessárias para o desenvolvimento do
ego. No mundo exterior, a heroína atravessa os mesmos arcos que o herói para
alcançar o sucesso. Tudo está orientado para escalar a escada acadêmica ou corporativa,
alcançar o prestígio, a posição e a equidade financeira e sentir-se poderoso no
mundo.
No entanto, no mundo interior, sua tarefa envolve a
superação dos mitos da dependência, da inferioridade feminina ou do déficit de
pensamento e do amor romântico.
Muitas mulheres foram encorajadas a ser dependentes,
desconsiderar suas necessidades de amor de outrem, proteger outras de seu
sucesso e autonomia.
Vivemos em uma sociedade dominada por uma perspectiva
masculina em que o feminino é percebido como menor que o masculino.
A Língua materna, a linguagem da experiência e
conhecimento do corpo não é vista como válida como a língua do pai, a linguagem
da análise.
Em algumas famílias, culturas e religiões, nascer em um
corpo feminino é a segunda taxa; A criança do sexo feminino, portanto, falhou
desde o início e é marcada psicologicamente como inferior apenas por causa de
seu gênero.
Neste primeiro século, a principal questão moral, dos
países do terceiro mundo às principais potências mundiais, é o abuso e a
opressão de mulheres e meninas em todo o mundo.
O mito do amor romântico é que o outro completará sua
vida se o outro é marido, amante, filho, ideologia, partido político ou seita
espiritual. A atitude aqui é que o “outro” atualizará seu destino. Este estágio
é simbolizado pelo mito de Eros e Psique.
A primeira parte da jornada da heroína é impulsionada
pela mente e a segunda parte é em resposta ao coração.
A heroína tem trabalhado nas tarefas de desenvolvimento
necessárias para ser adulto, individualizar-se de seus pais e estabelecer sua
identidade no mundo exterior. No entanto, mesmo que ela tenha alcançado seus
objetivos devidos, ela pode experimentar uma sensação de aridez espiritual.
Seu rio de criatividade secou e ela começa a perguntar:
“O que eu perdi nesta busca heróica?” Ela conseguiu tudo o que ela tentou
fazer, mas isso aconteceu com um grande sacrifício para sua alma. Sua relação
com seu mundo interior é estranha. Ela se sente oprimida, mas não entende a
origem de sua vitimização.
Nesta fase, ela tem medo de olhar para as profundezas de
si mesma e se apega aos padrões passados de comportamento, relacionamentos
antigos e um estilo de vida familiar.
Tem medo de dizer “não” e segurando a tensão de não saber
o que está por vir. Em Leaving My Father’s House, o analista junguiano Marion
Woodman (1992) escreve:
“É preciso um ego forte para manter a escuridão, esperar,
segurar a tensão, esperando que não possamos saber o que. Mas, se pudermos
aguentar o tempo suficiente, uma pequena luz é concebida no escuro inconsciente,
e se podemos aguardar e segurar, em seu próprio tempo, nascerá em pleno brilho.
O ego, então, tem que ser amoroso o suficiente para receber o presente e
alimentá-lo com o melhor alimento que a nova vida eventualmente pode
transformar toda a personalidade “(pág. 115).
Neste ponto, a heroína é confrontada com uma Descida ou
uma noite escura da alma, uma época de desestruturação e desmembramento
importantes.
Uma descida traz tristeza, tristeza, um sentimento de
estar sem foco e sem direção. O que geralmente lança uma pessoa em uma descida
é sair de casa, separar-se dos pais, a morte de uma criança, amante ou esposa,
a perda de identidade com um papel particular, uma doença física ou mental
séria, um vício, a transição da meia-idade, divórcio, envelhecimento ou perda
de comunidade.
A descida pode levar semanas, meses, anos e não pode ser
apressada porque a heroína está reclamando não só partes de si mesma, mas
também a alma perdida da cultura.
A tarefa aqui é reivindicar as partes descartadas do eu
que foram separadas na separação original das partes femininas – que foram
ignoradas, desvalorizadas e reprimidas,
O desmembramento e a renovação são uma característica
fundamental do antigo mito sumério de Inanna e Ereshkigal. Inanna, a Rainha do
Grande Acima, viaja ao Submundo para estar com sua irmã Ereshkigal, a Rainha
dos Grandes Abaixo. O consorte de Ereshkigal morreu e Inanna atravessa sete
limiares e sete portões para estar com sua irmã em seu sofrimento. Em cada
porta, ela se despoja de símbolos de seu poder. Quando ela atinge o Mundo
Subterrâneo, Ereshkigal a conserta com o olho da morte e a trava em uma porção
para apodrecer. Inanna se sacrifica pela necessidade de vida e renovação da
Terra. Sua morte e posterior retorno à vida antecedem a crucificação e
ressurreição de Jesus Cristo por três mil anos.
Nesta fase da jornada da heroína, uma mulher procura
recuperar uma conexão com o feminino sagrado para entender melhor sua própria
psique.
Ela pode se envolver em pesquisas sobre figuras da deusa
antiga como Inanna, Ereshkigal, Demeter, Perséfone, Kali ou os mistérios
marianos.
Há um desejo urgente de se reconectar com o feminino e
curar a divisão mãe / filha que ocorreu com a rejeição inicial do feminino.
Isso pode ou não envolver uma cura com a própria mãe ou filha pessoal, mas
geralmente envolve afligir a separação do feminino e recuperar uma conexão com
sabedoria corporal, intuição e criatividade.
A próxima etapa envolve a Cura dos Aspectos Não
Relacionados ou Feridos de sua Natureza Masculina, pois a heroína retoma suas
projeções negativas sobre os homens em sua vida.
Isso envolve a identificação das partes de si mesma que
ignoraram sua saúde e sentimentos, recusou-se a aceitar seus limites, pediu-lhe
que resistiu e nunca a deixasse descansar.
Também envolve tomar consciência dos aspectos positivos
de sua natureza masculina que apóia seu desejo de concretizar suas imagens, a
ajuda a falar sua verdade e a possuir sua autoridade.
O estágio final de The Heroine’s Journey é o casamento
sagrado do masculino e feminino, o hieros gamos .
Uma mulher lembra-se de sua verdadeira natureza e
aceita-se como ela é, integrando os dois aspectos de sua natureza. É um momento
de reconhecimento, uma espécie de lembrança daquilo que, em algum lugar do
fundo, sempre conheceu.
Os problemas atuais não são resolvidos, os conflitos
permanecem, mas o sofrimento, desde que não o evite, levará a uma nova vida. Ao
desenvolver uma nova consciência feminina, ela tem que ter uma consciência
masculina igualmente forte para obter sua voz no mundo. A união de masculino e
feminino envolve reconhecer feridas, abençoá-las e deixá-las ir.
A heroína deve se tornar uma guerreira espiritual. Isso
exige que ela aprenda a delicada arte do equilíbrio e tenha paciência para a
integração lenta e sutil dos aspectos femininos e masculinos de sua natureza.
Ela ficou ansiosa por perder o seu eu feminino e se
fundir com o masculino, e uma vez que ela fez isso, ela começa a perceber que
esta não é a resposta nem o objetivo.
Ela não deve descartar nem desistir do que aprendeu ao
longo de sua busca heróica, mas vê suas habilidades e êxitos ganhos não tanto
quanto o objetivo, mas como uma parte de toda a jornada. Este foco na
integração e a consciência resultante da interdependência é necessária para
cada um de nós neste momento, enquanto trabalhamos juntos para preservar a
saúde e o equilíbrio da vida na Terra (Murdock, 1990, p.11).
Na Navaho Creation Story Changing Woman fala com seu
consorte o Sol:
“Lembre-se, tão diferente quanto nós, você e eu, somos de
um espírito.
Por mais diferentes que nós, você e eu, somos de igual
valor.
Ao contrário do que você e eu somos, sempre deve haver
solidariedade entre nós dois.
Diferentemente uns dos outros como você e eu somos, não
pode haver harmonia no universo desde que não haja harmonia entre nós
“(Zolbrod, 1984, p. 275).
Bibliografia
Campbell, J. (1949). O herói com mil rostos. Princeton,
NJ: Princeton UP.
Campbell, J. Entrevista com o autor, Nova York, 15 de
setembro de 1981.
Murdock, M. (1998). O livro de jornadas da heroína.
Boston: Shambhala Pub.
Murdock, M. (1990). A jornada da heroína: busca da mulher
para a totalidade. Boston: Shambhala Pub.
Woodman, M. (1992). Deixando a casa do meu pai: uma
jornada para a feminilidade consciente. Boston: Shambhala Pub.
Zolbrod, PG (1984). Dine bahane: a história da criação de
Navaho. Albuquerque: U do Novo México P.
Jornada da heroína: como é a narrativa mítica baseada nas
necessidades e aspirações da mulher
Por Ana Freitas
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