Segundo uma visão parcial do Todo, não podemos
compreender como podem existir elementos que nos parecem dissonantes na
sinfonia universal.
O maestro, no entanto, sabe perfeitamente a importância e a
razão de suas existências. Para ele tudo possui uma razão e ser. O que é para
nós bom ou mau é visto por ele sem nenhuma classificação. Em sua visão
holística, ele sabe que o coral só é completo, só é harmônico, quando as vozes
dos contraltos, dos tenores e dos baixos estão presentes.
Nós, no entanto, devido à nossa falta de conhecimento e à
nossa visão restrita às partes, não temos ainda essa compreensão prévia.
Podemos somente notas a importância das partes que classificamos como
desarmônicos quando o maestro, pacientemente, nos mostra que é a superposição
ordenada de todas as vozes que cria a harmonia do Todo. Só a partir desse
momento é que começamos a notar que as partes se harmonizam, formando uma
melodia perfeita!
Nessa junção das partes que forma o Todo harmônico, a
dualidade e os conceitos de bom e mau desaparecem. Na verdade, eles nunca
existiram, nós é que os criamos quando fracionamos o Universo.
“Quem se atreve a ter certeza”
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