18 de dez. de 2019

Um estudo de caso sobre Greta, autismo e protagonismo.



Sabe gente, este post, foi o primeiro que lí a respeito, que foi elaborado de forma consistente, educada, útil, construtivo, contextual, adulto...


Claro, aqui do meu lugar (EU NÃO SEI TUDO SOBRE TUDO) gostei e por isso compartilho.

Eu tenho em casa, um filho de 17 anos, e como mãe eu não gostaria de ler tantas barbaridades sobre ele, como as que leio sobre esta jovem de 16 anos, que prefiro nem colocar atenção, já que não me identifico com esses sentimentos e emoções.

Como terapeuta, acho importante contextualizar e respeitar a natureza humana e específicas de cada pessoa. Pois é, ainda sou Uma Psicóloga Humanista!!

Como ser humano que sou, aprecio as preocupações com o Planeta, com a natureza e com a humanidade. E tantas pessoas corajosas mostram com mais afinco e exposição.

Como espiritualista que sou, me encanto com as novas mentes que chegam no Planeta, abrindo campo para novas formas de pensar e de agir. Aliás novas mentes que pensam, o que não tem sido muito comum.

Nem sei tudo sobre esta menina, sobre a familia dela, sobre como ela vive, quais são seus sonhos, desejos, perspectivas, tristezas, dores e também sobre o que ela defende. Mas, sei apenas o suficiente para respeitar e pronto.

Aqui do meu lugar ignorante, não acho assertivo compará-la a outras jovens brilhantes, que tem outras formas incríveis de contribuir com o planeta, pois cada um é cada um, o que me parece óbvio. Cada um vem de uma cultura, sistema familiar, com sua própria história de alma, temperamento etc.

Se ela é uma pessoa, manipulada por algo, também não sei dizer, não estive junto, não ví...Mas observo que grande massa da população mundial é manipulada há milênios, então não é novidade isso no Planeta né..

Mas, de uma coisa eu sei...eu vejo... o ódio derramado sobre ela...
Isso, inclusive, virou moda né gente...Aliás 2019 foi um ano incrível de derramamento de MÁSCARAS...

Quanto adulto ela incomodou né...Uns adultos poderosos pelos crachás que ostentam!!

Se ela está certa ou errada, não sei...Afinal o que é certo ou errado, baseado em que mesmo??

Mas, mesmo tão jovem, tá sustentando um campo de força que é não pra qualquer um...

Alguma razão muito forte tem...

Um espírito forte e valente ela é...

Mas....Por fim, achei bacana ler o ponto de vista de alguém que realmente conhece, no mínimo, as condições dela, por experiência própria!!

Sonia Monteiro



Um estudo de caso sobre Greta, autismo e protagonismo.
---------------------------------------

Me chamo Georges Amin e vou falar como Asperger e como adulto que já passou da fase de idade da Greta.

Não falo em nome de TODOS os Aspies (termo carinhoso para Asperger), mas penso que a minha explanação tem valor, principalmente porque vivo o que ela vive, em termos psicológicos e gerais.
---------------------------------------

Greta vem de um país de primeiro mundo, onde é "comum" surgirem grandes nomes nos mais diversos tipos de ativismos. Esses países tem educação em nível superior, ela provavelmente teve um nível de educação (formal) melhor que a maioria de nós.

Aspergers - sendo um tipo de autista - temos plena consciência das coisas que acontecem ao redor. Nossa cabeça funciona diferente, lógico: tomamos caminhos diferentes para a solução dos mesmos problemas. Às vezes mais práticos, às vezes menos.

Para efeito de comparação, é comum dizermos que "funcionamos em Linux enquanto o resto do mundo funciona em Windows". Ou seja: temos as mesmas qualidades e potencialidades dos ditos "neurotípicos" (ou normais), mas o processo pra lidar com a gente, a forma de alcançar resultados e objetivos é diferente.

O tipo de autismo dela é o mesmo que o meu, e eu assim como ela também temos superdotação. Não quer dizer que sejamos gênios, nem nada do tipo, mas que temos uma capacidade cognitiva e de raciocínios lógicos acima da média. Assim, diz-se que somos Aspergers SD ou superdotados (dupla excepcionalidade, porque são duas condições em um só indivíduo).

Eu, por exemplo, sou hiperléxico, tenho hiperlexia. Basicamente, de forma crua e leiga, o oposto da dislexia. Aprendi a ler com 3 anos, e sou capaz de ler um livro do tamanho dO Senhor dos Anéis em menos de dois dias, entendendo o enredo e lendo atentamente. Isso é só pra exemplificar como nossa cabeça funciona.
---------------------------------------

Agora vem o principal, que merece um tópico inteiro: AUTISTAS TEM HIPERFOCOS.

Um hiperfoco é algo que não sabemos porque desperta tanto o nosso interesse que meio que vivemos pra fazer isso. Um autista quando lida com seu hiperfoco é capaz de se aprofundar no tema até as últimas consequências. Rotineiramente vemos documentários sobre autistas que tem diferentes hiperfocos: tem o que é louco por dinossauros, por insetos, por física, por música, e qualquer outro.

Meus hiperfocos são o design e as formas. Por isso sou artista gráfico e tento fazer o meu melhor possível de cada vez quando trabalho, inclusive me destacando no meu mercado porque tenho a oportunidade de fazer o que amo. Se eu fosse um vendedor, por exemplo, coisa que odeio fazer e sou péssimo negociador, eu provavelmente seria medíocre.

O Hiperfoco da Greta são as questões ambientais. Ela VIVE pra isso. Ela roda o mundo fazendo o que ama, e posso assegurar que a satisfação em fazer o que faz e ter reconhecimento é visível nela. Arrisco dizer que essa satisfação pessoal é quase como estar no paraíso, diriam alguns.

Greta DÁ CONTA do tranco, e sabe bem onde está se metendo. Como qualquer adolescente, inclusive um adolescente "normal" não saberia lidar com as situações adversas sem apoio, seja familiar, psicológico, etc., então ela TEM apoio especializado e familiar. Apoio é fundamental para qualquer pessoa, em qualquer área, autista ou não.

Por isso uma adolescente de 16~17 anos pode ter muito mais a dizer que muito Mestre ou Doutor: porque ela se aprofunda, é o hiperfoco dela. Ela vive e respira isso todos os dias.
---------------------------------------

Uma das maiores críticas a Greta tem a ver com as expressões faciais e termos que ela utilizou no seu discurso: uns disseram que ela foi excessiva na colocação, outros que ela estava encenando.

Eu posso afirmar que também tenho alguns problemas com expressões faciais e coordenação motora. Autistas em geral - com raríssimas exceções - tem dificuldades em relacionamentos sociais, o que inclui a fala e a expressão corporal. Eu, por exemplo, lutava bem Taekwondo na adolescência, com movimentos precisos, mas não consigo dançar um forró dois-pra-lá dois-pra-cá. Tenho alguma coordenação motora racional (luta) mas quase nenhuma coordenação motora emocional (dança).

Ela provavelmente estava sentindo a pressão da força do discurso e quis usar da expressão facial para demonstrar e reforçar o que estava sentindo no momento em que falava. Por isso a expressão dela ia, quando ela falava, e voltava ao normal no momento que ela estava pensando outra frase. Existe essa diferença de "momento" nas nossas cabeças. Eu faço parecido às vezes. (Quem gosta de seriado, me diga se ela não é a encarnação real do Sheldon Cooper?).

Por outro lado, as expressões e formas de falar quase infantis dela, como se fosse um personagem, tem a ver com a idade real dela. Ela fala com mais propriedade que muito adulto, mas ainda assim é uma criança/adolescente e com expectativas inocentes de uma criança/adolescente.
---------------------------------------

Quanto a ela responder com ironia ao Trump e ao Bolsonaro: eu faria igual ou pior. A ironia é uma arma de inteligência. É coisa de pirralho!

#SoniaMonteiro #TerapiaVibracional #Arcturianos  #ConstelaçãoFamiliar #ConstelaçãoSistêmica #ConstelaçõesInterdimensionais  #Thoth #MestresAscensionados #Arcanjos #EuSou #AMAThE #Energia #Espiritualidade #Ancestralidade  #DesenvolvimentoHumano #Chakras #AlinhamentoEnergético #Códigos #Autoconhecimento #FraternidadeBranca #GeometriaSagrada


Nenhum comentário:

Postar um comentário