23 de set. de 2025

23 de setembro de 2025, 86 anos da morte de Sigmund Freud

A morte é um dos maiores medos da Humanidade, mas eu creio que o maior medo não é exatamente de morrer e sim de desaparecer, de ser esquecido como se jamais tivesse existido.

A Vida é a construção de um Legado, de uma herança que deixará de forma transgeracional, pode ser numa família, comunidade ou como Freud marcar de forma significativa e irreversível a própria história humana.


Não é por algum tipo de perfeição, santificação ou algo parecido, mas pela engenhosidade de uma percepção que atua como portal para uma nova visão de mundo.

Mas...


O Medo da mudança também é um fator humano, que ao contrário da coragem das experimentações, o medo do diferente, o medo de novas possibilidades, prefere desesperadamente manter o conservadorismo da manutenção do “igual”, do “familiar”, porque o desconhecido é assustador, por isso tem aqueles que se identificam com a ideia de destruição daquilo ou de quem é diferente.

Por isso, o Mundo de cada um é do tamanho de seu conhecimento ou mesmo dos seus medos, o que muitas vezes é absolutamente minúsculo.


No entanto, uma mente que se expanda jamais volta ao mesmo tamanho ou lugar de antes.

Sonia Monteiro




 










Nenhum comentário:

Postar um comentário