30 de mai. de 2017

As Dádivas da Gratidão (Gratidão Incondicional) - Lee Coit - Constelações Familiares Interdimensionais - Consciência Espiritual que Liberta

As Dádivas da Gratidão (Gratidão Incondicional) - Lee Coit

Pensamos em gratidão como uma palavra apreciativa, ou uma ação praticada em um ato de bondade que alguém teve conosco. Dizer obrigado, mesmo quando não me sentia realmente agradecido, foi parte inicial de meu treinamento. A gratidão pode se transformar numa resposta automática a qualquer situação que nos beneficia e, com freqüência, é dada sem a consciência dos muitos benefícios que ela traz. Da mesma forma que o Dia de Ação de Graças, a gratidão pode se tornar tão estilizada que seu significado real acaba se perdendo. Da mesma forma que a expressão Como vai você? não é uma verdadeira pergunta, mas um cumprimento, dizer Obrigado pode se tornar nada mais do que uma bela maneira de terminar uma interação interpessoal.

Quais são as dádivas que a gratidão nos oferece quando lançamos mão dela? Um ensinamento espiritual muito antigo afirma que "dar e receber" são a mesma coisa. Se é assim, o que o fato de ser grato pode fazer por nós? Em primeiro lugar, a gratidão tem poderes muito revigorantes. Há muito tempo descobri que ser grato tinha me ajudado a ultrapassar o sentimento de pena por mim  mesmo. E a valorização que atribuía aos outros sempre elevava meu próprio nível de felicidade. Sempre que eu achava que não estava me sentindo valorizado, eu fazia uma relação de todas as coisas maravilhosas que tinham me acontecido recentemente, e minha alegria voltava. Ser grato ao que tenho é também um meio eficiente de deixar de lado uma sensação de perda. Quando estou consciente de todo o amor que estou recebendo, consigo, rapidamente esquecer meus problemas. A gratidão é um excelente modo de desviar minha concentração de situações negativas, e colocar minha atenção no que é positivo.  Não importa se me sinto grato à minha Fonte Divina, ou a meus amigos; o simples ato de estar consciente do que estou recebendo, e colocar a manifestação da gratidão que sinto em ação, já me traz o desejado estado de alegria.

A segunda coisa que percebi em relação ao fato de me sentir agradecido foi que eu poderia estender minha alegria presente para tempos passados, através da manutenção de pensamentos de gratidão em relação a pessoas e acontecimentos de meu passado. Quando me entrego a reminiscências, de forma afetuosa, que se relacionam a meus bons amigos e aos bons tempos que tivemos juntos, sorrio sempre e meu coração se enche de alegria. Percebi, também, na medida em que os anos foram passando que quanto mais grato me sinto em relação ao passado  mais feliz fico no momento presente. Alcançar um estado de alegria unido a um sentimento de gratidão é fácil quando lançamos mão de memórias agradáveis, mas eu não excluo as lembranças desagradáveis de meu sentimento de gratidão. Ser grato àquelas pessoas que achamos que nos magoaram pode ser mais difícil, embora seja muito eficiente para curar as mágoas do passado.

Chamo a isto de gratidão incondicional. E incondicional significa que sentimos gratidão por todos, independente de acharmos se uma determinada pessoa merece ou não que sejamos gratos a ela.
O que funciona para mim é procurar me lembrar apenas das coisas boas relativas a cada pessoa, deixando os outros pensamentos de lado. E sempre posso encontrar algo, acerca de cada pessoa, pelo que me sinto verdadeiramente agradecido. Até comecei a pensar que, pelo menos, estas pessoas estão, agora, fora da minha vida.

Tento então deixar de lado meus planos e desejos de como acho que elas deveriam ter agido, e procuro pensar numa boa qualidade que possuam. Mesmo que seja uma coisa pequena, procuro me agarrar a este pensamento e deixo que as outras lembranças desapareçam. Uma vez, por exemplo, comecei a pensar que quando eu almoçava com uma determinada pessoa, sempre íamos a um lugar bonito. Trago esta pessoa de volta a minha mente, diariamente, e tento acrescentar-lhe uma nova qualidade positiva. Se não consigo acrescentar uma nova qualidade naquele dia, volto a uma antiga. Faço isto até que consiga pensar nesta determinada pessoa sem sentimento de afeto ou então sem desejo de evitá-la. E, antes mesmo que você se dê conta, alguma coisa surpreendente começa a acontecer.

Em princípio, posso até lutar para conseguir encontrar um pequeno motivo pelo qual devo ser agradecido, mas enquanto fico tentando, outras boas qualidades daquela pessoa vão surgindo, vagarosamente. estas qualidade podem até não ser de meu agrado mas, enfim são qualidades das quais outra pessoa poderia gostar. Enquanto continuo a procura de boas qualidades, começo a perceber, depois de um certo tempo, de que forma outras pessoas que pertencem ao meu passado também me beneficiaram. Talvez elas nem tenham tentado me ajudar, mas meu senso de gratidão abre meus olhos a ponto de eu conseguir ver que elas me deram, na realidade, um verdadeiro presente espiritual.

Um verdadeiro presente espiritual é algo que aumenta a consciência que tenho de minha verdadeira natureza espiritual. Não há problema algum se você não chegar ao ponto de perceber estas pessoas como tendo sido de alguma ajuda, quer do ponto de vista humano ou mundano. Também não há nenhum problema se elas não parecem se modificar da maneira que aprovamos. O importante é que você seja sincero em relação a seus sentimentos e não bloqueie velhas mágoas, nem finja que está tudo bem, caso não esteja de verdade.

Para conseguir perceber a dádiva espiritual, abandono, antes, as idéias que tenho sobre como quero que as coisas sejam. Quando o faço, é de muita ajuda fazer perguntas a mim mesmo, do tipo: "De que forma esta pessoa me ajudou a me tornar consciente de minha natureza espiritual? Como suas atitudes me conduziram ou me levaram a uma direção em particular, que beneficiou meu crescimento espiritual? Mesmo que esta atitude tenha sido prejudicial a meu ser humano e físico, de que forma esta atitude elevou e apoiou meu ser espiritual?" Como você pode perceber, estas perguntas são penosas. Talvez haja o desejo de manter o outro encarcerado numa teia de censura e culpa. A gratidão incondicional, nestas situações, pode dar a impressão, a princípio que estamos deixando as pessoas, de quem não gostamos, livres de uma situação embaraçosa. Posso lhe assegurar, a partir de minha própria experiência, que esta atitude nos deixa livres de uma situação embaraçosa. A gratidão, como seu irmão, o perdão, liberta, em primeiro lugar, aquele que a concede.  A gratidão traz liberdade para a prisão do ódio e vingança que impomos a nós mesmos. Os erros passados percebidos são as grades de nossa prisão. Já a gratidão incondicional dissolve essas grades. O ódio não apenas nos encarcera numa minúscula cela de auto piedade mas também nos mantém longe daqueles que estão procurando trazer amor a nossa vida. (O ódio inclui tudo, de raiva a um desejo aparentemente inocente de evitar a alguém.) Nosso passado, libertado pela gratidão, liberta também nosso presente para ser como deveria.

Por fim, a dádiva mais maravilhosa que a gratidão incondicional nos dá é clareza e visão. Ao dar minha gratidão incondicional, começo a perceber que tudo está a meu lado para me abençoar. Eu realmente não consigo explicar como isto acontece. Só posso dizer que acontece. Em termos de nosso processo de pensamentos mundanos, não faz sentido. Apenas o ato real, no qual você dá sua gratidão incondicionalmente, traz os fantásticos resultados de ver claramente. Na medida em que continuo estendendo minha gratidão a todos que estiveram em meu passado e que estão em meu presente, começo a ver que tudo que me cerca está, na verdade, em harmonia. Começo a ver que o que eu considerava como prejudicial e injusto era, na verdade, uma interpretação errônea, um julgamento defeituoso, baseado em minha percepção, que é muito limitada em seu alcance.


A percepção humana parece ser muito poderosa. Ela tem origem no limitado conceito que temos de nós mesmos. Sob este ponto de vista - o de um ser limitado e incoerente - olhamos para fora, para um mundo cheio de perigos e sofrimento. Se nos recusamos a agir sob esta percepção, mas desejamos ver o que está acontecendo em nossa vida do ponto de vista espiritual, conseguimos uma visão inteiramente diferente. Começamos, então, a perceber os relacionamentos de realidade conectados entre si e apoiando uns aos outros. Começamos a perceber, também, a dança espiritual em que nos encontramos - cada um de nós - engajados. É importante que você não tente entender esta dança espiritual, apenas deixe que ela se revele a você, para se mover dentro de seu ritmo. A gratidão incondicional substitui sua frustração pela sensação de paz, alegria e felicidade - que são, naturalmente, suas.

#SoniaMonteiro  #TerapiaVibracional #Arcturianos  #ConstelaçãoFamiliar #ConstelaçãoSistêmica #ConstelaçõesInterdimensionais  #Thoth #MestresAscensionados #Arcanjos #EuSou #AMAThE #Energia #Espiritualidade #Ancestralidade  #DesenvolvimentoHumano #Autoconhecimento #FraternidadeBranca #GeometriaSagrada #Chakras #AlinhamentoEnergético #Códigos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário