3 de out. de 2014

Ofertar com caridade

Ofertar com caridade
Ensinando-lhe sobre caridade, seu avô simplificou um texto escrito por um sábio rabino, São 8 os níveis de caridade:
No oitavo e mais baixo nível de generosidade com o próximo, um homem compra de má vontade um casado para um outro que treme de frio e que lhe pede ajuda. Ele entrega o presente diante de testemunhas e espera para receber o agradecimento.
No sétimo nível, um homem faz o mesmo, sem esperar que lhe peçam ajuda.
No sexto nível, ele faz o mesmo, de coração aberto, sem esperar que lhe peçam ajuda.
No quinto nível, um homem dá um casaco que tinha comprado, de bom grado, mas o faz sem que ninguém saiba.
No quarto nível, um homem de bom grado e sem testemunhas, dá o próprio casado a um outro.
No terceiro nível, um homem, de bom grado, dá o seu próprio casaco a um outro que nao sabe quem lhe ofertou tal presente. Mas aquele que deu conhece a pessoa que lhe ficou devedora.
No segundo nível, ele dá o casaco, de bom grado, sem ter idéia de quem o recebeu. Mas o homem que recebeu o presente sabe quem merece seu agradecimento.
Finalmente, no primeiro e mais puro dos níveis, um homem, de bom grado, dá o seu próprio casaco sem saber quem vai recebê-lo e aquele que o recebe não sabe quem o ofertou.
Então, o ato de dar torna-se uma expressão natural da bondade em cada um e acontece de maneira tão simples quanto as flores oferecendo o seu perfume.
Naquela época, ser boa e fazer tudo certo era muito importante para mim e eu ouvia sua descrição com bastante cuidado.
- Eu so vou fazer isso da maneira certa, vovô - assegurei.
Ele começou a rir e me disse com ternura:
- Ah, minha neta. Aqui existe uma situação muito especial.
Imagine que todas as pessoas fossem generosas com os que estao ao seu redor da maneira como fez o primeiro homem: de má vontade, um casaco comprado, na presença de testemunhas, a alguém que precisa e que pediu ajuda. Se todos nós agíssemos assim, haveria maior ou menor sofrimento no mundo??
Refleti um pouco. Dentro de mim, a necessidade de agir corretamente lutava contra a simplicidade da pergunta.
- Menor sofrimento - concluí, finalmente embora confusa.
- Isso mesmo - ele disse, sorrindo. - É verdade. Algumas coisas Têm tamanha bondade em si que merecem ser feitas da maneira que for possível.
Sem duvida, existem formas de dar que diminuem o outro, roubando - lhe a dignidade e o amor-próprio. Podemos aprender como dar sem tirar nada e com freqüência aprendemos enquanto o fazemos. Entretanto, de acordo com meu avô, é melhor abençoar mal a vida do que não abençoá-la nunca.

"As Bênçãos do meu Avô"

Nenhum comentário:

Postar um comentário